Balança Comercial 9/2020

5 Outubro 2020
/ Boletim de Balança Comercial e Rentabilidade das Exportações

O saldo comercial de US$ 6,6 bilhões em agosto (Tabela 5) resultou de uma forte queda das importações em relação ao mesmo mês de 2019 (-28,5), muito embora as exportações também tenham recuado nessa mesma comparação (-9,8%).

No acumulado janeiro-agosto, as exportações têm queda de 7,3% e as importações, de 12,9%, com o saldo comercial somando US$ 36,3 bilhões. As exportações de produtos básicos tiveram queda de 5,2% em agosto, na comparação com agosto do ano passado, após vários meses consecutivos de crescimento (Tabela 1). Este resultado deveu-se à redução das vendas de petróleo (-23,7%) e de minerais metálicos (-16,5%).

A agropecuária, ao contrário, teve crescimento de 7,4%. No ano, há crescimento de 3,6% das exportações de básicos e queda de 25,5% nos manufaturados. Mais uma vez, a China foi o único grande mercado para o qual houve aumento das exportações em agosto (8,1%) e também no acumulado do ano (14,0%), como mostra a Tabela 2. O país já responde por 34,2% das vendas totais. A queda das importações em agosto foi generalizada entre as categorias econômicas, especialmente em bens de capital, bens de consumo duráveis e combustíveis (Tabela 3).

No acumulado do ano, há crescimento apenas nas compras externas de bens de capital (8,3%). O índice de rentabilidade das exportações teve aumento de 0,7% na passagem de junho para julho, em função da desvalorização do câmbio e também do aumento dos preços de exportação (Tabela 7). Em relação a julho de 2019, a rentabilidade acumula alta de 6,9%. A taxa de câmbio real deflacionada pelo IPC teve desvalorização de 2,1% entre junho e julho, em relação à cesta de 14 moedas, acumulando alta de 34,1% desde julho de 2019 (Tabela 8).

Também houve desvalorização ante todas as principais moedas. Quanto ao câmbio real deflacionado pelo IPA, houve pequena valorização em julho ante o dólar e às moedas latino-americanas (Tabela 8). Desde julho de 2019, contudo, acumula-se desvalorização expressiva em todos os casos.

©Copyright  |  FUNCEX  |  Todos os direitos reservados