Boletim de Comércio Exterior 05/2022

1 Julho 2022
/ Boletim de Comércio Exterior

Em foco

O índice de preços das exportações apresentou acentuada elevação no mês de abril (20,0%), na comparação com o mesmo mês de 2021 (Tabela 1), em função dos incrementos observados em todas as classes de produtos, a saber: Nos Manufaturados (24,4%), nos Básicos (20,0%) e nos Semimanufaturados (14,3%).

O índice de quantum das exportações totais registrou queda de 8,0% no mês, na comparação com abril do ano passado (Tabela 1), em virtude das quedas ocorridas nas quantidades embarcadas de combustíveis (24,5%) e de Bens intermediários (7,8%), tendo em vista que as quantidades das demais classes de produtos apresentaram elevações, na mesma comparação.

Nas importações, o índice de preços (Tabela 2) apresentou elevação de 34,3% em abril, ante o mesmo mês do ano passado, causada pelo acréscimo nos preços de todas as grandes categorias econômicas. O índice de quantum das importações totais apresentou declínio de 4,1% no mês, na comparação com abril do ano passado, em função das quedas observadas em quase todas as grandes categorias econômicas. A única exceção no período foram os Bens de consumo duráveis que apresentaram elevação de 9,1%.

Os Termos de troca registraram queda de 9,9% no acumulado até abril, ante o mesmo período do ano passado (Tabela 3), em virtude de ascensão mais acentuada no índice de preços das importações totais (31,3%), comparativamente a uma elevação menos intensa do índice de preços das exportações totais (18,3%).

A Razão de quantum, por sua vez, registrou elevação de 8,2% no acumulado até abril, na comparação com o mesmo período do ano passado. A elevação do indicador foi provocada pelo aumento nas quantidades exportadas (4,8%), e queda no volume importado de 2,7%no mesmo período (Tabela 3).

Em abril de2022 entrou em vigor as alterações na Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM em virtude de modificações do Sistema Harmonizado (SH-2022), conforme Resolução Gecex nº 272, de 19 de novembro de 202. As novas NCM criadas em virtude dessa alteração já estão classificadas em todas as tabelas constantes nesse informe.

Informações disponíveis até 04/06/2022

©Copyright  |  FUNCEX  |  Todos os direitos reservados