Boletim de Comércio Exterior 10/2020

1 Novembro 2020
/ Boletim de Comércio Exterior

A queda das exportações em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, deveu-se tanto à redução do quantum (-5,4%) quanto à queda dos preços (-4,3%). No acumulado do ano o quantum têm crescimento de 0,9% e os preços acumulam perda de 8,1% (Tabela 1).

Mais uma vez, houve forte queda do quantum de manufaturados no mês (-25,6%) e alta nos básicos (5,1%) e nos semimanufaturados (14,1%). No acumulado janeiro-setembro, o quadro é o mesmo: queda de 18,3% dos manufaturados e alta de 11,5% nos básicos e de 9,5% nos semimanufaturados.

O desempenho positivo do quantum continuou concentrado em poucos setores em setembro, quais sejam: Agricultura e pecuária, Extração de minerais metálicos, Extração de minerais não-metálicos e Produtos alimentícios. É importante notar que alguns setores que vinham tendo mau desempenho no ano tiveram crescimento em setembro, como Confecção de artigos do vestuário e acessórios, Produtos de madeira, Produtos de borracha e de material plástico, Produtos de minerais não-metálicos, Produtos de metal e Máquinas, aparelhos e materiais elétricos.

Quanto às importações, também houve queda simultânea do quantum (-18,3%) e dos preços (-8,8%) em setembro. No acumulado do ano o quantum tem redução de 7,0% e os preços, de 8,2% (Tabela 2). A queda de quantum é generalizada entre as categorias econômicas e setores de atividade. No acumulado do ano, destacam as reduções observadas me bens de consumo duráveis (-37,3%) e combustíveis (-13,0%).

Os termos de troca tiveram alta de 4,2% na passagem de agosto para setembro, e estão cerca de 5,0% acima do nível de setembro do ano passado (Tabela 3). Agora, os termos de troca se encontram no patamar mais elevado desde 2014, principalmente em função do recuo dos preços de importação nos últimos meses. A razão de quantum em setembro teve crescimento de 15,7% em relação ao mesmo mês de 2019, e acumula alta de 9,7% no ano (Tabela 3).

boletim
©Copyright  |  FUNCEX  |  Todos os direitos reservados