No acumulado do ano, o quantum tem ligeira queda de 0,4% e os preços recuam 6,8%.
Em novembro houve aumento do quantum de exportações nos produtos básicos (3,6%) e semi manufaturados (5,5%) e queda nos manufaturados (6,5%). O mesmo perfil é observado no acumulado do ano: +7,7% nos básicos, +9,5% nos semi manufaturados e −16,5% nos manufaturados.
Um número expressivo de setores teve alta do quantum em novembro (Tabela 1), com destaque para Extração de petróleo, Extração de minerais metálicos e não metálicos, Produtos alimentícios, Celulose e papel, Derivados de petróleo e Farmoquímicos e farmacêuticos. Já a agropecuária teve queda de 30,0%, embora registre alta no ano de 5,6%.
A queda do valor das importações em novembro também foi determinada pela redução de 11,7% dos preços, uma vez que o quantum cresceu 10,3% (Tabela 2). Foi o primeiro crescimento mensal do quantum após cinco meses consecutivos de queda.
No acumulado do ano, contudo, o quantum tem queda de 6,8%, ao lado de redução dos preços de 8,6%.
A maioria dos setores teve crescimento do quantum em novembro ante o mesmo mês do ano passado, especialmente os produtores de bens intermediários e bens de consumo duráveis e não duráveis. A queda concentrou-se em petróleo e derivados.
No acumulado do ano, a queda do quantum é generalizada entre os setores, especialmente em bens de consumo duráveis e combustíveis (Tabela 2).
O índice de termos de troca teve ligeira queda de 0,1% na passagem de outubro para novembro, mas acumula ganho de 11,2% em comparação a novembro de 2019 (Tabela 3).
A razão de quantum teve queda de 9,0% em novembro, mas acumula no ano alta de 8,0%.