Em foco
O índice de preços das exportações apresentou elevação de 5,1% no mês de outubro, na comparação com o mesmo mês de 2021, em virtude das elevações observadas nos índices de preços das exportações nas classes Básicos (3,9%) e Manufaturados (10,4%) (Tabela 1). No acumulado do ano todas as classes de produtos registram variações positivas nos índices de preços das exportações. A elevação foi mais intensa nos Manufaturados (19,7%) e menos intensa nos Básicos (12,4%) e nos semimanufaturados (11,8%). Na classificação por categorias de uso, todas as categorias apresentaram elevação nos preços dos produtos exportados no acumulado até outubro. Destacam-se os aumentos dos preços dos Combustíveis (46,6%) e nos preços dos bens de consumo não duráveis (16,7%).
O índice de quantum das exportações totais registrou elevação de 14,4% no mês, na comparação com outubro do ano passado (Tabela 1), em virtude das altas ocorridas nas quantidades embarcadas de todas as classes de produtos. Os índices de quantum das exportações de bens Semimanufaturados apresentaram elevação de 30,1%, as quantidades das exportações de bens Básicos e Manufaturados apresentaram crescimento de 17,1% e 3,6%, respectivamente. No acumulado do ano até outubro de 2022 o índice de quantum das exportações totais registrou elevação de 3,9%, frente ao mesmo período do ano anterior. Nessa comparação, todas as classes de produtos apresentaram variações positivas nas quantidades exportadas, com destaque para os Manufaturados que apresentaram elevação de 10,1%, como pode ser visto na Tabela 1.
Nas importações, o índice de preços (Tabela 2) apresentou elevação de 9,2%, em outubro ante o mesmo mês do ano passado, causada pelos aumentos dos preços de todas as grandes categorias econômicas. Com destaque para os Combustíveis (36,9%) e para os Bens intermediários (7,2%). No acumulado do ano, o índice de preço das importações brasileiras registrou elevação de 25,6%, provocada pelas elevações, igualmente, ocorridas em todas as categorias de uso. Os aumentos mais significativos também foram nos Combustíveis (86,5%) e nos Bens intermediários (23,2%).
O índice de quantum da importação total apresentou crescimento de 4,1% no mês, na comparação com outubro do ano passado, em virtude das elevações observadas em três das cinco categorias de uso, bens de capital (37,7%), bens de consumo não duráveis (16,9%) e bens de consumo duráveis (15,3%) (Tabela 2). No acumulado do ano o crescimento registrado foi de 3,0%. Todas as categorias de uso registraram elevações nas quantidades embarcadas no acumulado até agosto, com exceção dos Combustíveis, que apresentaram queda marginal no índice de quantum (0,1%).
O índice de termos de troca registrou queda de 3,8% em outubro, ante o mesmo mês do ano passado (Tabela 3), por consequência de uma alta de maior magnitude no índice de preços de importações totais frente à elevação no índice de preços das exportações totais. No acumulado do ano, da mesma forma, verifica-se deterioração dos termos de troca da ordem de 9,1%, sendo provável que encerremos 2022 com redução, em comparação a 2021. Tanto o índice de preços das exportações quanto o índice de preços das importações acumulam variações positivas e, dada a continuidade da guerra na Ucrânia (com ameaças Russas em cortar fluxo restante de gás à Europa) e as ações anti-covid da China, não há sinais de que a tendência dos preços mudará até o final de 2022.
A Razão de quantum, por sua vez, registrou elevação de 10,1% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O aumento do indicador foi provocado pela elevação nas quantidades embarcadas para o exterior, visto que as quantidades dos bens importados apresentaram elevações no mesmo período. No acumulado do ano até outubro o índice de quantum apresentou elevação de 1,4%, dado que nesta comparação as elevações nas quantidades exportadas e importadas foram mais equilibradas, o quantum de exportação registrou elevação de 3,9%, ao passo que as quantidades desembarcadas apresentaram elevação de 3,0% no período (Tabelas 1, 2 e 3).
Informações disponíveis até 24/11/2022