Ciclo de Capacitação em Comércio Exterior

12 Janeiro 2022
/ Notícias

Iremos capacitar as prefeituras e empresas fluminenses, fomentando o comércio exterior do Estado do Rio de Janeiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento regional

REALIZAÇÃO

O Ciclo de Capacitação em Comércio Exterior será realizado no âmbito da parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Fecomércio-RJ e a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex).

PÚBLICO-ALVO

O Ciclo tem por objetivo capacitar gratuitamente funcionários das prefeituras e das empresas e contribuir para o fomento das exportações fluminenses, com foco nas micro, pequenas e médias empresas.

PROGRAMAÇÃO

O Ciclo é composto por dois treinamentos:
i) Importância da Prática do Comércio Exterior para os Municípios, com 5 horas/aula. Será realizado em duas ocasiões: uma no início do Ciclo e outra ao final do Ciclo.
ii) Exportar e Importar com Conhecimento e Segurança, com 20 horas/aula, é composto por dez temáticas, com 2 horas/aula/temática. Será realizado uma única vez, no meio do Ciclo.

MODALIDADE

Os cursos serão realizados em formato híbrido – presencial e em sistema de videoconferência ao vivo, sendo transmitidos via Microsoft Teams.

PARTICIPAÇÃO

Para participar, os interessados deverão realizar sua pré-inscrição on-line através do Formulário de Reserva e aguardar a confirmação da sua inscrição, que será realizada por meio do envio de um e-mail, com 7 dias de antecedência à data de realização do curso, junto com o link da Sala de Aula. É de responsabilidade do participante ter acesso à internet durante o período de realização do treinamento.

CERTIFICAÇÃO

Os Certificados de Participação serão emitidos em formato digital e disponibilizados ao final do Ciclo Capacitação em Comércio Exterior para todos que estiverem presentes em 100% das aulas. A presença será registrada pelo Microsoft Teams, e contará também com a participação e interação em aula. O envio do Certificado de Participação será realizado por e-mail para o endereço cadastrado no ato da inscrição.

Confira, a seguir, informações detalhadas sobre os treinamentos.


CURSO 1

IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO COMÉRCIO EXTERIOR PARA OS MUNICÍPIOS

Objetivo: Abordar a importância do comércio exterior para o desenvolvimento regional, trazer uma visão básica dos procedimentos envolvidos, das oportunidades relacionadas à promoção do comércio exterior e das instituições/ferramentas envolvidas no processo.

Público: Funcionários das prefeituras de todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro: 92 municípios atendidos distribuídos em oito regiões.

Modalidade: Híbrida, em que até 100 pessoas poderão participar presencialmente e as demais participarão em sistema de videoconferência ao vivo. Plataforma utilizada para transmissão: Microsoft Teams.

Local de Realização Presencial
Palácio Guanabara: Rua das Laranjeiras, s/n, Auditório do Edifício Anexo, Laranjeiras, Rio de Janeiro. Veja no mapa.

Carga Horária  
5 horas/aula

Horário  
De 10:30h. as 17h. 

Data
11 de agosto de 2022, com professor Gabriel Segalis

Inscrição
Faça sua pré-inscrição: 

Ementa

1. A importância da exportação para as empresas, para os municípios, o Estado do RJ e o Brasil
• Olhar para o comércio exterior como uma oportunidade para o desenvolvimento econômico e social por: Gerar emprego e renda; Atrair empresas e serviços especializados, e consequentemente, investimento; Estudo de caso – Rio das Ostras e Macaé.
• Descobrindo qual é a vocação exportadora da região.
• Como o município e as secretarias de desenvolvimento podem impulsionar as operações internacionais das empresas.
• A importância de fomentar e atrair os principais intervenientes do comércio exterior para os municípios.
• Vantagens comparativas proporcionadas pelo uso de tecnologia nas operações internacionais.

2. Inteligência comercial
• Mapeando produtos: qualidade para a exportação, estratégias de preço e volume.
• Mapeando mercados consumidores: busca de oportunidades comerciais.
• Conhecendo suas potencialidades através do levantamento de dados estatísticos.
• Estudo de Caso: apresentação de estudo regionalizado

3. Quem pode exportar?
• Que tipos de empresas podem exportar
• Perfil da empresa exportadora, seus atributos, comprometimento (regularidade).
• Quais produtos são exportáveis: Produtos de baixo, médio e alto valor agregado..
• Produtos artesanais, agronegócio, manufaturados e semimanufaturados.
• Exportação direta e indireta.
• Como a empresa deve se preparar para exportar.

4. Aspectos tributários em comércio exterior
• Benefícios fiscais na exportação
• Impostos na importação
• Benefícios proporcionados pelos regimes aduaneiros e tributários especiais.
• Zona aduaneira secundária: vantagens de criar Recintos Alfandegados no Interior.

5. Transporte e logística no Rio de Janeiro
• Portos, aeroportos e estações aduaneiras.
• A importância do seguro do transporte nacional e internacional.
• Superando os principais desafios ligados à logística e infraestrutura.

6. Criando um Ambiente de Negócios Atrativo
• A importância da capacitação profissional: convênio com instituições para oferecer cursos técnicos, profissionalizantes, de nível superior e especialização.
• Conhecendo o universo do comércio exterior, empresas e instituições de governança e fomento.
• Ferramentas que auxiliam o empresário em suas operações internacionais.


CURSO 2

EXPORTAR E IMPORTAR COM CONHECIMENTO E SEGURANÇA

Objetivo: Capacitar empresas e colaboradores a exportar e importar com segurança.

Público: Empresários fluminenses.

Modalidade: Híbrida, em que até 80 pessoas poderão participar presencialmente e as demais participarão em sistema de videoconferência ao vivo. Plataforma utilizada para transmissão: Microsoft Teams.

Local de Realização Presencial 
Fecomércio-RJ: Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, Rio de Janeiro. Veja no mapa.

Carga Horária  
20 horas/aula, sendo 2h. de duração por temática, total de dez temáticas.

Horário  
De 9h. as 11h. 

Agenda

Temática Data Docente  
1. Portal Único Siscomex & Exportação 03/06/2022 Romulo Del Carpio
2. Classificação Fiscal de Mercadorias 08/06/2022 Romulo Del Carpio
3. Termos Internacionais de Comércio - Incoterms 2020 15/06/2022 Romulo Del Carpio
4. Aspectos Culturais em Comércio Exterior 24/06/2022 Gabriel Segalis
5. Importação Passo a Passo 30/06/2022 Renato Pitta Transferido para somente
on-line
6. Câmbio e Pagamentos Internacionais 07/07/2022 Shirley Atsumi
7. Aspectos Logísticos em Comércio Exterior 14/07/2022 Gabriel Segalis
8. Importação e Exportação de Serviços 21/07/2022 Gabriel Segalis
9. Negociação Internacional 28/07/2022 Luz Melo
10. Gestão Empresarial para Importação e Exportação 04/08/2022 Luz Melo

Inscrição
Finalizada. 

Corpo Docente

Confira a seguir a versão resumida do curriculum dos educadores que ministrarão os cursos: profissionais qualificados, com grande experiência e didática.

GABRIEL SEGALIS

Mestre em Administração pela Ebape/FGV, Especialista em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Especialista em Comércio Internacional pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Professor de graduação no IBMR e na UVA; Professor convidado dos cursos de Pós-Graduação em Marketing, Gestão Empresarial e Logística Empresarial. Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais da FGV e Cademp/FGV. Professor convidado dos cursos de Pós Graduação em Suprimentos da Sociesc/Curitiba e de Pós Graduação em Gestão de Comércio Exterior da Fatesg/Goiânia. Ex Coordenador do MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais do IBMR – Laureate/RJ. Palestrante em centenas cursos abertos e in company relacionados com diversos tópicos de negócios internacionais em idioma português, inglês e espanhol. Organizador e co-autor do Livro Fundamentos de exportação e Importação no Brasil – Serie CADEMP, Editora FGV, 2012 e co-autor do Livro Tributos no comércio exterior, Serie FGV/Management, 2014. Consultor do CIN para o projeto Exporta – CIN individual e coletivo e do Sebrae/RJ. Conteudista e facilitador da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior – RJ. Sua experiência profissional inclui o cargo de gerente de comércio exterior em diversas empresas, docência em curso de relações internacionais, bem como consultoria a diversas empresas nacionais e estrangeiras.

MARIA DA LUZ IRIA DE MELO

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (2000), pós-graduada em Docência do Ensino Superior. É diretora da Cecex Energia e Comércio Exterior; professora da Universidade Estácio de Sá, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Conteudista na Universidade Estácio de Sá e no Instituto Brasileiro de Petróleo. Escritora e palestrante. Instrutora na Funcex. Trabalhou por muitos anos na Ipiranga, sendo responsável por áreas negociais e operacionais, o que lhe conferiu competência e especialidade em temas como Trading em petróleo abrangendo as negociações internacionais de compra e venda de petróleo e derivados, afretamento de navios (shipping), comercialização e distribuição de derivados no mercado interno, comércio exterior em geral, incluindo os regimes aduaneiros especiais (Drawback, Repetro e outros), Incoterms, Governança Corporativa, Gerenciamento de Projetos na área de comércio e logística internacional.

RENATO PITTA

Economista, Matemático, Mestre em Economia Empresarial, Pós-Graduado em Gestão de Negócios para Internet e Pós-Graduado em Gestão e Estratégia em Negócios. Experiência profissional inclui a de Consultor-Auditor da Secretaria de Estado de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, Núcleo Superior de Estudos Governamentais (NUSEG); Banco Mundial - Unidade de Coordenação Estadual do Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal do Estado do Rio de Janeiro; IPMDC - Instituto de Previdência do Município de Duque de Caxias - Tesoureiro. Controler da Coca-Cola; Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC; Pitta Construções Civis Ltda. & Rick Centro Automotivo; Construtora Norberto Odebrecht S.A., R. Sirotsky Consultoria e Planejamento Financeiro Ltda. e Excel Consultoria de Investimentos. Atualmente é Professor e Instrutor da FEMAR e da Funcex; Consultor de desenvolvimento empresarial e governamental.

ROMULO DEL CARPIO

Mestre em Economia e Política Internacional pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. É graduado em Administração de Empresas com especialização em Comércio Exterior pela Faculdade de Administração de São Paulo/FASP. Possui 30 anos de experiência em treinamento empresarial. Prof. do Curso de MBA em Comércio Exterior da Fundação Getúlio Vargas/RJ. Prof. do Curso de MBA em Economia Internacional da USP/FIPE. Prof. do Curso de MBA em Comércio Internacional da Unisinos/RS. Prof. do Curso de Graduação em Comércio Exterior da Universidade Estácio de Sá. Instrutor da Funcex, Aduaneiras, CNI Nacional e Firjan. Assessor e Consultor de empresas na área do comércio exterior. Diretor da Del Carpio Comércio Exterior. Representante no Brasil de empresas exportadoras peruanas e chilenas. Autor das seguintes publicações: Carta de Crédito e UCP 600 Comentada – 2ª ed. (Aduaneiras); Carta de Crédito e UCP 500 Comentada – 4º ed. (Aduaneiras); Carta de Crédito e URR 525 Comentada (Aduaneiras); Cobranças Documentárias e URR 322 Comentada (Aduaneiras); Cobranças Documentárias e URR 522 Comentada – 3º ed. (Aduaneiras); Manual do Exportador (Firjan); Manual de Negócios Internacionais (Saraiva); Como exportar para o Brasil (Embaixada do Peru no Brasil); Exportador On-Line (Sebrae/SC); e Passo a Passo na Importação (Funcex/Sebrae).

SHIRLEY ATSUMI

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá (2005). É especialista em administração pela Fundação Getúlio Vargas. Professora convidada da FGV nos cursos de MBA em Negócios Internacionais e Comércio Exterior e MBA em Relações Internacionais. É professora do curso de pós-graduação em Comércio Exterior e MBA em Finanças da UFRJ, professora da Funcex e Aduaneiras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais. Faz parte do Conselho Técnico da AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil. Atuou por mais de 30 anos na área de controle cambial de exportação, importação, remessas financeiras e capitais estrangeiros do Banco Central do Brasil. Organizadora do livro Gestão de operações de câmbio, Ed. FGV/RJ, 1ª Edição, 2013. Co-autora do livro Fundamentos de exportação e importação no Brasil, Ed. FGV/RJ, 1ª Edição, 2012. Fluente em português, inglês e japonês.


Dúvidas

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco nos seguintes canais de comunicação:

cursocomércio exteriorcomex
©Copyright  |  FUNCEX  |  Todos os direitos reservados