Curso Exportação de Commodities

« Cursos de Comércio Exterior por videoconferência

O Brasil alimenta o mundo com a exportação massiva de commodities de consumo, especialmente soja, açúcar, carne bovina, carne de porco, frango, milho, arroz, café, particularmente para os mercados asiáticos e em especial a China, assim como Estados Unidos, países do Mercado Comum Europeu e Oriente Médio. Dentro dos commodities minérios, o país se destaca com a exportação de ferro, manganês, nióbio, bauxita, petróleo e outras riquezas naturais.

A exportação de commodities segue procedimentos operacionais e documentais diferentes dos praticados em uma exportação convencional. Assim o objetivo do curso, com 8 horas/aula, é transmitir aos participantes uma visão sistêmica sobre o funcionamento deste mercado, de grande importância para a economia brasileira.

Este curso é voltado para profissionais que já trabalham com comércio exterior (exportação e/ou importação). 

Turma confirmada.

Faça o download do programa em pdf.


Agenda

Dia: 27 de outubro de 2023 >> Turma confirmada.
Horário de Brasília: de 8h. às 17h.
Dia da semana: sexta-feira.


Investimento, Condições e Formas de Pagamento

Associado Funcex* Não Associado Modo de Pagamento
À vista via boleto bancário ou débito
Faturado para 30 dias (exclusivo para empresas)
Parcelado em até 3x sem juros via cartão de crédito
* Conheça as empresas associadas à Funcex - mantenedora ou instituidora - e saiba se você, como funcionário (a), pode usufruir deste desconto.

 


Ementa

1. Negociando commodities
• Mercado importador (demanda): soja – açúcar – frango – carne – milho – minérios
• Mercado exportador (oferta): produtores e empresas trading no Brasil
• Negociação do preço do produto US$/TON
• Incoterms CIF ASWP (Any Safe World Port)
• Quantidade mínima da demanda (Ton/M3)
• Relacionamento comercial produtor x buyer (exportação direta)
• Relacionamento comercial produtor x trading x buyer (exportação indireta)
• Planilha de formação de preço de exportação brasileira

2. Participantes: Buyer (importador estrangeiro); Buyer Mandate (trading); Seller (produtor/exportador); Seller Mandate (trading); Brokers (intermediários); Pagamento de comissões aos brokers e over price.

3. Procedimentos documentais: Buyer emite LOI/ICPO + NCNDA + POF; Seller responde com FCO; Buyer e Seller assinam contrato; Buyer’s bank envia carta de crédito não operativa para o Seller’sbank; Seller envia ao buyer o POP + PB; Carta de crédito ativada pelo Buyer’s bank; Negociação encerrada e início dos embarques programados.

4. Modelos documentais internacionais na exportação de commodities


Docente

Romulo Del Carpio, Mestre em Economia e Política Internacional pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. É graduado em Administração de Empresas com especialização em Comércio Exterior pela Faculdade de Administração de São Paulo/FASP. Possui 30 anos de experiência em treinamento empresarial. Prof. do Curso de MBA em Comércio Exterior da Fundação Getúlio Vargas/RJ. Prof. do Curso de MBA em Economia Internacional da USP/FIPE. Prof. do Curso de MBA em Comércio Internacional da Unisinos/RS. Prof. do Curso de Graduação em Comércio Exterior da Universidade Estácio de Sá. Instrutor da Funcex, Aduaneiras, CNI Nacional e Firjan. Assessor e Consultor de empresas na área do comércio exterior. Diretor da Del Carpio Comércio Exterior. Representante no Brasil de empresas exportadoras peruanas e chilenas. Autor das seguintes publicações: Carta de Crédito e UCP 600 Comentada – 2ª ed. (Aduaneiras); Carta de Crédito e UCP 500 Comentada – 4º ed. (Aduaneiras); Carta de Crédito e URR 525 Comentada (Aduaneiras); Cobranças Documentárias e URR 322 Comentada (Aduaneiras); Cobranças Documentárias e URR 522 Comentada – 3º ed. (Aduaneiras); Manual do Exportador (Firjan); Manual de Negócios Internacionais (Saraiva); Como exportar para o Brasil (Embaixada do Peru no Brasil); Exportador On-Line (Sebrae/SC); e Passo a Passo na Importação (Funcex/Sebrae).


Como Funciona?

1. Você efetiva sua inscrição e faz o pagamento. 

2. Pagamento confirmado, a Funcex emitirá o Recibo e a Nota Fiscal.

3. Com cinco dias de antecedência você receberá por e-mail login e senha de acesso às Salas de Aula do Microsoft Teams, bem como ao material didático.

4. Você deve entrar na sala de aula no dia e horário agendado, sendo possível fazer pergunta ao professore e participar das atividades previstas.

5. Será emitido um Certificado Digital para todos os que contabilizarem 75% de presença.

6. Você poderá assistir ao vídeo da aula gravada pelo período de 30 dias após a data de realização do curso. 


Plano Didático e Infraestrutura

Plano didático: Todo o material será implementado levando em consideração a ementa apresentada, prevendo aulas ministradas em português, com utilização de termos técnicos em inglês, expositivas, com utilização de apostilas, apresentações em power-point.

Infraestrutura necessária: Um computador ou notebook por participante, com acesso à internet, câmera e áudio (microfone para falar e áudio para ouvir). Dedicação exclusiva dos participantes, sem se ausentar da aula.

Sistema de Videoconferência: A plataforma utilizada para realização das aulas ao vivo em sistema de videoconferência é o Microsoft Teams.


Atenção

  1. Para participar deste curso é de responsabilidade do PARTICIPANTE ter acesso à internet durante todo o período de realização do treinamento;
  2. Antes de efetuar sua inscrição você deve estar ciente e de acordo com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais disponibilizado neste link.
  3. Este contrato será automaticamente validado quando você efetuar o pagamento da inscrição.


Observação

A data pode ser alterada segundo as necessidades dos organizadores, o que será comunicado com a devida antecipação. 

©Copyright  |  FUNCEX  |  Todos os direitos reservados