Curso Universo Importador

« Cursos de Comércio Exterior por videoconferência

O programa deste treinamento, com 40 horas, tem por objetivo ensinar o participante a importar uma mercadoria, ter uma visão completa do processo, passo a passo, de ponta a ponta.


Investimento, Condições e Formas de Pagamento

R$ 2400,00 à vista via boleto bancário ou parcelado em até 6 vezes sem juros via cartão de crédito.
Funcionários das Empresas Mantenedoras da Funcex têm 30% de desconto sobre os valores praticados.
Funcionários das Empresas Associadas à Firjan têm 20% de desconto sobre os valores praticados.

Data e Horário

Dias 13 a 17 de dezembro de 2021
Horário 13:30h às 22h

Garanta sua vaga

EMENTA

Exportação: Fluxo Administrativo e Aduaneiro

  1. Entendendo o fluxo da operação de importação
  2. Criando e estruturando uma empresa para importar
  3. Habilitação no Radar
  4. Métodos de importação brasileiro: por conta própria, por conta e ordem de terceiros, por encomenda
  5. Importação back-to-back ou importação triangular
  6. Tratamento administrativo: Classificação das importações, Importações permitidas, Importações proibidas, Importações suspensas, Importações em consignação, Importações sem cobertura cambial, Importação de bens via Remessa postal ou Encomenda aérea internacional, inclusive para Remessa de Compras realizadas via Internet pelo Regime de Tributação Simplificada (RTS).

Incoterms 2020

  1. Estudo das siglas da Câmara de Comércio Internacional
  2. Quais são as responsabilidades do importador
  3. Termos Internacionais de Comércio – Incoterms - Versão 2020

Classificação Fiscal de Mercadorias

  1. Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias – SH
  2. Nomenclatura do Mercosul e da Aladi
  3. Regras e normas da NCM/SH e NALADI.

Valoração Aduaneira e Tributação na Importação

  1. Valoração Aduaneira na Importação
  2. Como calcular o Imposto de importação (II)
  3. Como calcular o Imposto sobre produtos industrializados (IPI)
  4. Como calcular o PIS-importação e COFINS-importação
  5. Como calcular o Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços ICMS
  6. Atenção para: Defesa comercial, Anti-dumping, Medidas compensatórias e Salvaguardas e Cide-Combustíveis

Contratando o transporte internacional da carga

  1. Tipos de cargas; Transformando a mercadoria em carga; Tipos de embalagens; Unitização
  2. Riscos inerentes à carga e à consolidação
  3. Modais utilizados no comércio internacional: aquaviário, aéreo, terrestre (rodoviário e ferroviário)
  4. Fluxo da contratação do frete
  5. Serviços adicionais ao frete: Embalagem; Unitização; Cabotagem, Capatazia, Demurrage ou sobrestadia, Despatch e Estiva
  6. Taxas adicionais incidentes nas contratações
  7. Estudo do conhecimento de embarque para as três modalidades.

Contratando o transporte internacional da carga

  1. Aspectos gerais dos seguros de transportes: Divisão da carteira de seguros de transportes; Contrato de seguro de transportes; Interesse segurável; Contratos de compra e venda e Incoterms versus seguro; Obrigatoriedade da contratação do seguro.
  2. Estudo dos instrumentos de um contrato de seguros de transportes; da Proposta de seguro de transportes; da Apólice de seguro de transportes; Averbação, endosso, critério tarifário, fatura ou conta mensal; Estudo do Certificado de seguro transportes.
  3. As condições gerais dos seguros de transportes: Âmbito geográfico e bens segurados; Objeto do seguro; Bens e/ou mercadorias não compreendidos no seguro: Procedimentos para aceitação e renovação de apólices; Prazo, Rescisão e cancelamento do seguro; Obrigações do segurado; Perda de direitos.
  4. As principais coberturas básicas e adicionais; Principais cláusulas específicas.
  5. O processo de sinistros de transportes: conceito básico de sinistros; apuração de danos; tipos de vistoria; regulação; liquidação.
  6. Estudo do certificado ou apólice de seguro internacional.

Formação do preço na importação

  1. Composição do preço de importação.
  2. Elaboração da planilha de formação de preços na importação.

Importação: contrato de câmbio, pagamento e garantias bancárias

  1. Taxa de câmbio (livre, paridade, cotação, spread) e Mercado de câmbio (Compra e Venda).
  2. Como a transferência do valor pode ser realizada: Cheques, Travellers’s Checks, Cartões de crédito e de débito de uso internacional, Vale postal internacional, Swift.
  3. Modalidades de pagamento: Pagamento antecipado (Cash in Advance), Remessa sem saque ou direta (Open Account), Cobrança (Collection); Carta de crédito documentário; Sistema de pagamentos em moeda local – SML.
  4. Garantias bancárias, hedge.
  5. Contratos de câmbio: Classificação das operações segundo sua natureza; Liquidação imediata, pronta e futura. Estudo do contrato de câmbio.

Estudo documental

  1. Emissão da Licença de importação – LI, Purchase Order - PO; Declaração de Importação – DI, Comprovante de Importação – CI.
  2. Estudo do Documento de Embarque .
  3. Entendendo como funciona o Despacho Aduaneiro de Importação.

Novo processo de Importação e a DU-IMP

  1. Fluxo do novo processo de importação .
  2. Tratamento Administrativo das Importações; Licenciamento das Importações: Características Gerais, Categorização das Licenças de Importação, Validade e Quantidade de Anuências; Módulo LPCO - Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos.
  3. Código UNSPSC.
  4. Cadastro de Operador Estrangeiro.
  5. Atributos de NCM: Unidade comercializada e Unidade Tributável.
  6. Catálogo de Produtos.
  7. Adição da DU-IMP.
  8. DU-IMP e a Taxa Siscomex.
  9. Pagamento Centralizado e DU-IMP.
  10. Canais de Parametrização e a DU-Imp.
  11. Seleção para Conferência Aduaneira.
  12. Entrega de documentos.

Matricule-se

CORPO DOCENTE

Gabriel Segalis,
Mestre em Administração pela EBAPE – FGV, Especialista em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Especialista em Comércio Internacional pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Arquiteto formado pela Universidad Nacional de Buenos Aires. Professor de graduação das disciplinas: Empreendedorismo (Curso de Biomedicina), Marketing Internacional, Marketing e Projeto Integrado V (Curso de Administração), Fundamentos de comércio exterior (Relações Internacionais) – IBMR, Gestão de exportação e Gestão de importação (Relações Internacionais) – IBMR. Professor convidado dos cursos de Pós-Graduação em Marketing, Gestão Empresarial e Logística Empresarial. Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais da FGV. Professor convidado dos cursos de Pós Graduação em Suprimentos da SOCIESC- Curitiba e de Pós Graduação em Gestão de Comércio Exterior da FATESG - Goiânia. Coordenador do MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais do IBMR – Laureate, Rio de Janeiro, RJ. Palestrante em centenas cursos abertos e in company relacionados com diversos tópicos de negócios internacionais em idioma português, inglês e espanhol. Organizador e co-autor do Livro Fundamentos de exportação e Importação no Brasil – Serie CADEMP, Editora FGV, 2012. Consultor do CIN para o projeto Exporta – CIN individual e coletivo e do SEBRAE-RJ para o Projeto de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia do RJ. Conteudista e facilitador da Fundação Centro de Estudos Comércio Exterior – RJ. Sua experiência profissional inclui o cargo de gerente de comércio exterior em diversas empresas, docência em curso de relações internacionais, bem como consultoria a diversas empresas nacionais e estrangeiras.


Luz Melo,
Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (2000), pós-graduada em Docência do Ensino Superior. É diretora da Cecex Energia e Comércio Exterior; professora da Universidade Estácio de Sá, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Conteudista na Universidade Estácio de Sá e no Instituto Brasileiro de Petróleo. Escritora e palestrante. Instrutora na Funcex. Trabalhou por muitos anos na Ipiranga, sendo responsável por áreas negociais e operacionais, o que lhe conferiu competência e especialidade em temas como Trading em petróleo abrangendo as negociações internacionais de compra e venda de petróleo e derivados, afretamento de navios (shipping), comercialização e distribuição de derivados no mercado interno, comércio exterior em geral, incluindo os regimes aduaneiros especiais (Drawback, Repetro e outros), Incoterms, Governança Corporativa, Gerenciamento de Projetos na área de comércio e logística internacional.


Marcos Assis,
Graduado em Administração de Empresas. Graduado em Direito. Pós Graduação em Comércio Exterior – UCB Brasília. MBA Gestão e Economia Empresarial – UFRJ. Extensão em Gestão Empresarial – IDE Brasil. Participou do Empretec (Sebrae/ONU). Gerente de Consórcios de Exportação (Sebrae/SP). Atualmente: É Consultor e Educador em treinamentos empresariais. Atua na Preparação das empresas para Feiras e Missões Empresariais pela Firjan Internacional. É credenciado pelo Sebrae SP para atuar como Gerente de Consórcios de Exportação. Atua como Consultor em Gestão Empresarial e Educador em treinamentos empresariais, e como Tutor em EAD para a Funcex e Sebrae Nacional. Atua como Consultor em Gestão Empresarial realizando Diagnóstico e Planejamento Estratégico para o Sebrae RJ e MPEs. Funções desempenhadas no passado: Atuou por 15 anos em bancos multinacionais (ABN AMRO e Credit Commercial de France), iniciando nos setores administrativos de Câmbio, Importação e Exportação; Fui operador de Câmbio e posteriormente Gerente Comercial da área de Comércio Exterior. Participou no desenvolvimento de Consórcios de Exportação em diversos segmentos, e como consultor tendo ajudado algumas empresas nos processos de importação e exportação (planejamento, marketing, logística, despacho aduaneiro, operações cambiais, financiamentos), para América Latina, Europa, EUA e Ásia. Foi conteudista dos cursos EAD do Programa de Internacionalização do Sebrae/SC (hoje na gestão do Sebrae Nacional). Foi revisor da transposição do conteúdo IPGN para EAD versão atual Sebrae Nacional. Foi Consultor do Programa CNO Supply Comex Angola (Planejamento Estratégico para Exportação). Atuou como Professor Convidado no Curso de Pós Graduação em Gestão em Comercio Exterior 2008/2010 – Modulo Negociações Internacionais da Unochapecó/SC. Foi como consultor e tutor no Projeto Escola de Negócio da Apex-Brasil em parceria com a Funcex (2012). Foi instrutor no Projeto Inseri Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios (2015). Atuou como Consultor e Instrutor no Projeto Sebrae MT de Internacionalização de MPEs de Mato Grosso (2017/2018).


Shirley Atsumi,
Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá (2005). É especialista em administração pela Fundação Getúlio Vargas. Professora convidada da FGV nos cursos de MBA em Negócios Internacionais e Comércio Exterior e MBA em Relações Internacionais. É professora do curso de pós-graduação em Comércio Exterior e MBA em Finanças da UFRJ, professora da Funcex e Aduaneiras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais. Faz parte do Conselho Técnico da AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil. Atuou por mais de 30 anos na área de controle cambial de exportação, importação, remessas financeiras e capitais estrangeiros do Banco Central do Brasil. Organizadora do livro Gestão de operações de câmbio, Ed. FGV/RJ, 1ª Edição, 2013. Co-autora do livro Fundamentos de exportação e importação no Brasil, Ed. FGV/RJ, 1ª Edição, 2012. Fluente em português, inglês e japonês.


Ricardo Armond,
Possui experiência profissional de mais de 30 anos desenvolvida na área de Seguros, em empresas multinacionais e nacionais de grande porte. Atuação nos ramos de seguros de Transportes Nacionais, Internacionais, Responsabilidade Civil de Transportadores, Cascos Marítimos e Aeronáuticos. Expertise em desenvolvimento e aprimoramento de produtos e serviços, a partir das necessidades de mercado, bem como das áreas técnicas e comerciais. Desenvolvimento de procedimentos operacionais, visando a racionalização de tarefas, redução de custos, e maior eficiência dos processos e participação na elaboração de sistemas, objetivando maior eficiência e melhoria da produtividade e qualidade do atendimento ao cliente. Habilidade para negociações e renegociações de preços e condições contratuais e em atendimento a Corretores de seguros e Segurados. Vivência em elaboração e análise de relatórios gerenciais e participação no planejamento estratégico da área. Gerenciamento de toda a atividade de underwriting (subscrição de riscos), com elaboração de políticas de aceitação, processos operacionais e de emissão, incluindo negociações de resseguro e/ou co-seguro. Membro da Comissão Técnica de Seguros Transportes da Fenseg (Federação Nacional de Seguros Gerais) entre 2001 e 2007. Professor na Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e na Funcex.


Como Funciona?

  1. Você garante a sua vaga efetuando a matrícula..
  2. Pagamento confirmado, a Funcex emitirá o Recibo e a Nota Fiscal.
  3. Você receberá por e-mail login e senha de acesso às Salas de Aula.
  4. Você deve entrar nas salas de aulas nos dias e horários agendados, sendo possível fazer perguntas aos professores e as atividades previstas com suporte do simulador.
  5. Ao final do treinamento você receberá seu Certificado Digital por e-mail.

Atenção

  1. Para participar deste curso é de responsabilidade do PARTICIPANTE ter acesso à internet durante todo o período de realização do treinamento;
  2. Antes de efetuar sua inscrição você deve estar ciente e de acordo com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais disponibilizado neste link.
  3. Este contrato será automaticamente validado quando você efetuar o pagamento da inscrição.


Observações

A data pode ser alterada segundo as necessidades dos organizadores, o que será comunicado com a devida antecipação. Um dia antes de iniciar o treinamento, os participantes receberão material didático por e-mail, para o acompanhamento da aula expositiva, com aporte de recursos visuais e exercícios.

Matricule-se

©Copyright  |  FUNCEX  |  Todos os direitos reservados