South America Offshore Wind 2024 | 2a Edição
Bringing a Whole New Industry to Life
De 17 a 19 de Setembro de 2024
Sheraton Grand Rio Hotel & Resort | Rio de Janeiro
Inscrições: https://host.regform.com/fws-south-america-offshore-wind-2024/
A Funcex, em setembro de 2023, apoiou como associação de indústria parceira, a realização no Rio de Janeiro da South America Offshore Wind, realização da Quest Floating Wind Energy e da Quest Offshore Latin America.
O encontro contou com desenvolvedores de soluções, de fornecedores, de investidores e de bancos de desenvolvimento, de operadores de óleo e gás, de portos, e ainda abordou questões regulatórias e perspectivas de se difundir o floating wind principalmente no Estado do Rio de Janeiro que tem uma pujante operação de offshore na sua economia do mar.
Para a Funcex, associar a difusão da tecnologia de floating wind à possibilidade de produção e exportação de hidrogénio verde é um elemento fundamental para a transformação energética, a descarbonização de diversos setores, a “entrada e a descoberta” de novos produtos de exportação, no Brasil, e, talvez, sobretudo no Estado do Rio de Janeiro em função das perspectivas futuras de descomissionar plataformas offshore e da redução das reservas geológicas do petróleo na costa fluminense.
Olhar e estudar essa associação – floating wind e hidrogênio verde – é um exemplo de “conversão industrial verde” que diversificará a pauta de exportações estadual e brasileira, e também ajudará a limitar o aquecimento global a dois graus Celsius e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
As tecnologias de produção, armazenamento e transporte do hidrogênio vem evoluindo nos últimos anos, e, suas aplicações sempre se relacionam de forma complementar as fontes de energia renováveis – que são a eólica, solar, biomassa, nuclear e hídrica. Por isso, o hidrogênio é identificado por cores diferentes, e essas distinguem os tipos de hidrogênio e como cada um é produzido.
A Funcex apoia a segunda edição do South America Offshore Wind, uma conferência de classe mundial de três dias, que analisa as etapas iniciais de licenciamento, procedimentos e necessidades iniciais de desenvolvimento.
O evento, organizado pela Quest Offshore, consistem em sessões de painéis interativos abordando todos os aspectos do setor Eólico Offshore, desde as necessidades regulatórias, legais, de infraestrutura, fornecedores, finanças e tecnologia do mercado internacional, com foco particular em avaliar e fortalecer a Cadeia de Suprimentos Eólicos Offshore.
Serão abordadas tecnologias e infraestrutura adequadas, incluindo o desenvolvimento de energia eólica flutuante para descarbonizar a produção de petróleo e gás do Brasil. Esta segunda edição contará ainda com experiências do Uruguai e Colômbia, que estão desenvolvendo excelentes projetos Offshore Wind e Hidrogênio Verde.
A missão da South America Offshore Wind é reunir as partes interessadas para se concentrarem nos requisitos para ativar com sucesso uma cadeia de fornecimento em apoio a esta “nova” indústria.
A Funcex apoia esta iniciativa! Aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto lendo o artigo “Power-To-Floating Wind para Hidrogênio Verde de Exportação”, assinado por Miguel Lins, vice-presidente da Funcex e Evan Sponagle, Diretor Latam da Quest Offshore.
Comments are closed