Capacitação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais

Fundada em março de 1976 a Funcex adquiriu a competência única no país em seu campo de atuação. Além de dedicada exclusivamente à área de comércio exterior e de economia internacional, a Funcex tem um portfólio de atividades diversificadas e complementares que lhe asseguram uma posição ímpar e lhe permitem desempenhar plenamente seu objetivo de contribuir para a promoção do comércio exterior do Brasil.

Outra característica institucional exclusiva da Funcex reside no fato de operar na interseção dos campos de interesse do setor público, do meio empresarial e das áreas acadêmicas e políticas, estabelecendo canais de diálogo e consulta entre dotados de lógicas diversas de reflexão e de ação.

A crescente compreensão do papel do comércio exterior como instrumento de desenvolvimento econômico e social e o consenso sobre a importância de uma inserção competitiva do país na economia mundial são fatores que reforçam a pertinência de uma instituição tecnicamente isenta e reconhecida, no Brasil e no exterior, pelo pioneirismo e pela experiência acumulada em suas áreas de competência.

Os programas de capacitação em comércio exterior elaborados pela Funcex atendem as demandas do mercado, tanto público como privado, provendo informações relevantes aos profissionais que desejam capacitar-se para atuar nas áreas operacionais e gerenciais. Com um corpo docente qualificado, com grande experiência profissional, apostilas atualizadas e ambiente agradável, o participante obtém excelente formação. A formatação dos cursos – abertos, em parceria com instituições que fomentam o comércio exterior brasileiro, in company – são realizados tanto na modalidade presencial quanto na modalidade de EAD.

Cursos in company

São programas de treinamento estruturados para atender às necessidades específicas de uma empresa.  A partir de uma solicitação, a Funcex analisa a demanda, elabora um programa específico e executa-o.

Esses cursos podem tratar de todos os temas ligados ao comércio exterior, nos níveis de direção, gerencial, técnico e operacional, sob as perspectivas estratégicas, ambiental, e organizacional. O principal diferencial dos cursos in company é a elaboração de conteúdos, formatos e horários personalizados, alinhados aos objetivos estratégicos da empresa, com foco nos resultados esperados – melhor desempenho das equipes.

Os programas dos cursos in company são elaborados por uma equipe multidisciplinar (recursos humanos, área internacional, economia e diretoria de pesquisa), metodologia que permite melhor conhecimento da necessidade do cliente e, em consequência, a elaboração de conteúdo programático e seleção dos instrutores visando à obtenção dos melhores resultados.

A Funcex possui larga experiência na realização de programas de treinamento neste formato. Apresentamos a seguir uma listagem com informações sobre os temas, contratantes e carga horária de alguns dos treinamentos realizados.

Ressaltamos que projetos sob demanda podem ser estruturados independentemente desta listagem.

Treinamento

Instituição

Carga horária

1.A ECT e o mercado internacional

Correios

36 horas/aula

2. Logística de comércio exterior

Cia. Libra

10 horas/aula

3. Formação básica em comércio exterior

Cia. Libra

36 horas/aula

4. Internacionalização de empresas

Rede CIN/CNI

24 horas/aula

5. Processos de Comércio Exterior

Rede CIN/CNI

24 horas/aula

6. Básico de Comércio Exterior

Areva T&D do Brasil

16 horas/aula

7. Básico de Importação e Exportação

Purac

28 horas/aula

8. Câmbio e Financiamento à Exportação

BNDES

36 horas/aula

9. Exportação

BNDES

36 horas/aula

10. Fundamentos do Comércio Exterior

Banco Itaú

16 horas/aula

11. Aspectos Operacionais do Comércio Exterior

Zamboni

18 horas/aula

12. Inovações no Regulamento Aduaneiro

BR Petrobrás

4 horas/aula

13. Operações no Mercado Externo (4 turmas)

BR Petrobrás

4 horas/aula

14. Básico de Exportação e Importação (2 turmas)

Vale

24 horas/aula

15. Incoterms e Pagamentos Internacionais

Wellstream

08 horas/aula

16. Operaçõees de Importação

FIEB

16 horas/aula

17. Intensivo em Comércio Exterior

Rede CIN/CNI

64 horas/aula

18. Sistema Financeiro Internacional e Câmbio

Finep

40 horas/aula

19. Atração de Investimento Externo Direto

Apex-Brasil

32 horas/aula

20. Procedimentos operacionais e fiscais na exportação e importação como suporte para avaliação e interlocução de dados entre Siscarga, Siscomex e Mercante

Antaq

40 horas/aula

21. Câmbio e Pagamentos Internacionais

Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto do RJ

08 horas/aula

22. Como utilizar o drawback como mecanismo de competitividade para as exportções

Centro Internacional de Negócios de Alagoas

08 horas/aula

23. Planejamento Estratégico de Exportação (21 turmas)

Rede CIN/CNI

08 horas/aula

24. Formação Preço e Tributação no Comércio (21 turmas)

Rede CIN/CNI

08 horas/aula

25. Normas da Câmara de Comércio Internacional (CCI)

BNDES

24 horas/aula

26. Câmbio, Pagamentos Internacionais e Financiamento na Exportação e Importação

CEF

16 horas/aula

27. Operações de Comércio Exterior: Aspectos Cambiais, Financiamentos e Garantias

CEF

16 horas/aula

28. Intensivo em Comércio Exterior; Siscoserv

Antaq

80 horas/aula

29. Operações de comércio exterior, câmbio e pagamentos internacionais

Embraer

32 horas/aula

30. DU-E Declaração Única de Exportação na prática

Fiems (2 turmas)

8 horas/aula

31. DU-E Declaração Única de Exportação na prática

Fiesc

8 horas/aula

32. Sistema Financeiro Internacional e Câmbio

Caixa

24 horas/aula

33. DU-Imp Declaração Única de Importação na prática

Fiems (2 turmas)

8 horas/aula

34. Valoração Aduaneira

Firjan

8 horas/aula

35. Incoterms 2020 Termos Internacionais de Comércio

Tramontina

8 horas/aula

36. Procedimentos e Rotinas na Importação com DU-imp

Indonesian Trade Promotion Center (2 turmas)

12 horas/aula

37. Incoterms 2020 Termos Internacionais de Comércio

Termomecânica

8 horas/aula

38. Contrato de Câmbio para Serviços Internacionais de Transporte e Seguros

Banco Itaú

14 horas/aula

39. Formação de Preço de Importação

Embaixada da Indonésia no Brasil

9 horas/aula

40. Prospecção Consultiva em Negócios Internacionais

Banco do Brasil

4 horas/aula

41. Aspectos Operacionais e Negociais em Comércio Exterior

Marel Brasil Com. Indl.

16 horas/aula

42. Noções Básicas de Comércio Exterior

ACIX

9 horas/aula

43. Aspectos Fiscais, Tributários e Cambiais na Exportação e Importação

Embraer

40 horas/aula

Cursos realizados na modalidade EAD, sob demanda

Disponibilizamos a seguir, informações sobre alguns projetos de ensino à distância desenvolvidos sob demanda pela Funcex. Ressaltamos que projetos sob demanda podem ser estruturados independentemente desta listagem.

Gestão de Conhecimento Orientado a Mercados Estratégicos (Apex-Brasil): A Apex-Brasil definiu seis mercados estratégicos (Angola, Colômbia, China, EUA, Rússia e Oriente Médio) para os quais solicitou a elaboração de trilhas de conhecimento segmentadas segundo nível de maturidade exportadora das empresas brasileiras interessadas na venda de produtos para esses destinos. A transmissão de conhecimentos e informações foi realizada com base em plataforma de ensino a distância (EAD). O projeto, portanto, envolveu a prestação de serviços técnicos especializados em gestão de conhecimento orientado a mercados estratégicos para planejamento (definição da estratégia, pesquisa e mapeamento das necessidades de cada mercado priorizado); execução (desenvolvimento/produção de conteúdo e transmissão de conhecimento); e monitoramento de resultados.

PEIEX – Programa de Promoção da Competitividade Empresarial (Apex-Brasil/MDIC): O projeto consistiu no desenvolvimento de conteúdos para essas seis áreas temáticas, utilizando o recurso de vídeo aulas. Todos os conteúdos foram segmentados segundo três níveis de maturidade exportadora (básica, intermediária e avançada) para facilitar o entendimento dos assuntos abordados. Os conteúdos foram disponibilizados sob a forma de DVDs, para sua distribuição pelo MDIC em eventos ligados ao comércio exterior, juntamente com um encarte impresso descrevendo as boas práticas na exportação. Foram produzidos 12.000 kits. A Apex-Brasil definiu seis áreas temáticas: (i) gestão empresarial (competitividade, processos e produtos); (ii) como estruturar uma empresa para atuar no comércio exterior; (iii) consórcio de exportações e rede de empresas; (iv) promoção de imagem da empresa e de marca de produtos; (v) acesso aos mercados internacionais; e (vi) gestão financeira.

Oficinas de Competitividade (Apex-Brasil): Este projeto consistiu no desenvolvimento de três cursos presencias com temas pré-definidos pela Apex-Brasil para ser ministrados em até 10 (dez) Estados da Federação, seguidos de consultoria técnica relativa a cada tema. Os conteúdos desses cursos foram gravados no formato de vídeo aulas com a finalidade de inserção futura na plataforma de Ensino a distância (EAD), que será disponibilizada pela agencia. O contrato foi aditivado em agosto de 2013 visando a substituição de 5 (cinco) aulas presencias pelo desenvolvimento de 3 (três) novas vídeo-aulas com temas de interesse da Apex-Brasil, desenvolvidos pela própria Agência: Inovação, Design e Sustentabilidade. Foram realizadas quatro Oficinas de Competitividade nos estados de CE, RS, SP e PR.

Centro de Serviços para a Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC): Destacamos o projeto “Centro de Serviços para a Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas” voltado para as Cadeias Produtivas ou Arranjos Produtivos Locais (APL´s) de cinco pólios produtivos, cujas principais etapas foram: Diagnóstico setorial de cinco polos produtivos de Santa Catarina: Móveis e Confecções, no Oeste do Estado; Confecções, no Vale do Itajaí; Plantas Ornamentais, em Joinville e Software. Portal www.exportadoronline.com.br com ambientes de ensino e consultoria virtual, informações (notícias, publicações, programas de apoio, prestadores de serviços, eventos, links).  Capacitação via ensino avançado: “Programa de Aperfeiçoamento em Comércio Exterior”, à distância, com três Módulos (9 cursos teóricos) e 1 Módulo setorial (4 cursos específicos sobre os polos produtivos alvo do projeto).  Consultorias especializadas na adequação de produtos, identificação de mercados, de potenciais compradores e preparação das empresas para participar em eventos internacionais. Promoção Comercial para três dos polos participantes no Programa: a) Móveis: Organização de rodada de negócios com 14 compradores internacionais; Organização de visita a feira de Valencia, na Espanha; b) Confecções: Organização da participação na Feira Milanovendemoda, desde a orientação para a coleção, formação de preços, envio do material, organização do stand, acompanhamento na feira, estabelecimento de canais de vendas, assessoramento nos contatos com compradores; c) Software: Missão a Covilhã, para visita ao Parque de Ciência e Tecnologia – ParkUrbs, visando o estabelecimento de uma base operacional para empresas brasileiras em Portugal.

Contratando cursos in company

Disponibilizamo-nos a conversar e elaborar, sem compromisso, programas de capacitação específicos visando atender as demandas de sua equipe sobre temas relacionados a comércio exterior, negócios internacionais e investimentos.

Responsável: