Capacitação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais
Fundada em março de 1976 a Funcex adquiriu a competência única no país em seu campo de atuação. Além de dedicada exclusivamente à área de comércio exterior e de economia internacional, a Funcex tem um portfólio de atividades diversificadas e complementares que lhe asseguram uma posição ímpar e lhe permitem desempenhar plenamente seu objetivo de contribuir para a promoção do comércio exterior do Brasil.
Outra característica institucional exclusiva da Funcex reside no fato de operar na interseção dos campos de interesse do setor público, do meio empresarial e das áreas acadêmicas e políticas, estabelecendo canais de diálogo e consulta entre dotados de lógicas diversas de reflexão e de ação.
A crescente compreensão do papel do comércio exterior como instrumento de desenvolvimento econômico e social e o consenso sobre a importância de uma inserção competitiva do país na economia mundial são fatores que reforçam a pertinência de uma instituição tecnicamente isenta e reconhecida, no Brasil e no exterior, pelo pioneirismo e pela experiência acumulada em suas áreas de competência.
Os programas de capacitação em comércio exterior elaborados pela Funcex atendem as demandas do mercado, tanto público como privado, provendo informações relevantes aos profissionais que desejam capacitar-se para atuar nas áreas operacionais e gerenciais. Com um corpo docente qualificado, com grande experiência profissional, apostilas atualizadas e ambiente agradável, o participante obtém excelente formação. A formatação dos cursos – abertos, em parceria com instituições que fomentam o comércio exterior brasileiro, in company – são realizados tanto na modalidade presencial quanto na modalidade de EAD.
Cursos in company
São programas de treinamento estruturados para atender às necessidades específicas de uma empresa. A partir de uma solicitação, a Funcex analisa a demanda, elabora um programa específico e executa-o.
Esses cursos podem tratar de todos os temas ligados ao comércio exterior, nos níveis de direção, gerencial, técnico e operacional, sob as perspectivas estratégicas, ambiental, e organizacional. O principal diferencial dos cursos in company é a elaboração de conteúdos, formatos e horários personalizados, alinhados aos objetivos estratégicos da empresa, com foco nos resultados esperados – melhor desempenho das equipes.
Os programas dos cursos in company são elaborados por uma equipe multidisciplinar (recursos humanos, área internacional, economia e diretoria de pesquisa), metodologia que permite melhor conhecimento da necessidade do cliente e, em consequência, a elaboração de conteúdo programático e seleção dos instrutores visando à obtenção dos melhores resultados.
A Funcex possui larga experiência na realização de programas de treinamento neste formato. Apresentamos a seguir uma listagem com informações sobre os temas, contratantes e carga horária de alguns dos treinamentos realizados.
Ressaltamos que projetos sob demanda podem ser estruturados independentemente desta listagem.
Treinamento Instituição Carga horária 1.A ECT e o mercado internacional Correios 36 horas/aula 2. Logística de comércio exterior Cia. Libra 10 horas/aula 3. Formação básica em comércio exterior Cia. Libra 36 horas/aula 4. Internacionalização de empresas Rede CIN/CNI 24 horas/aula 5. Processos de Comércio Exterior Rede CIN/CNI 24 horas/aula 6. Básico de Comércio Exterior Areva T&D do Brasil 16 horas/aula 7. Básico de Importação e Exportação Purac 28 horas/aula 8. Câmbio e Financiamento à Exportação BNDES 36 horas/aula 9. Exportação BNDES 36 horas/aula 10. Fundamentos do Comércio Exterior Banco Itaú 16 horas/aula 11. Aspectos Operacionais do Comércio Exterior Zamboni 18 horas/aula 12. Inovações no Regulamento Aduaneiro BR Petrobrás 4 horas/aula 13. Operações no Mercado Externo (4 turmas) BR Petrobrás 4 horas/aula 14. Básico de Exportação e Importação (2 turmas) Vale 24 horas/aula 15. Incoterms e Pagamentos Internacionais Wellstream 08 horas/aula 16. Operaçõees de Importação FIEB 16 horas/aula 17. Intensivo em Comércio Exterior Rede CIN/CNI 64 horas/aula 18. Sistema Financeiro Internacional e Câmbio Finep 40 horas/aula 19. Atração de Investimento Externo Direto Apex-Brasil 32 horas/aula 20. Procedimentos operacionais e fiscais na exportação e importação como suporte para avaliação e interlocução de dados entre Siscarga, Siscomex e Mercante Antaq 40 horas/aula 21. Câmbio e Pagamentos Internacionais Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto do RJ 08 horas/aula 22. Como utilizar o drawback como mecanismo de competitividade para as exportções Centro Internacional de Negócios de Alagoas 08 horas/aula 23. Planejamento Estratégico de Exportação (21 turmas) Rede CIN/CNI 08 horas/aula 24. Formação Preço e Tributação no Comércio (21 turmas) Rede CIN/CNI 08 horas/aula 25. Normas da Câmara de Comércio Internacional (CCI) BNDES 24 horas/aula 26. Câmbio, Pagamentos Internacionais e Financiamento na Exportação e Importação CEF 16 horas/aula 27. Operações de Comércio Exterior: Aspectos Cambiais, Financiamentos e Garantias CEF 16 horas/aula 28. Intensivo em Comércio Exterior; Siscoserv Antaq 80 horas/aula 29. Operações de comércio exterior, câmbio e pagamentos internacionais Embraer 32 horas/aula 30. DU-E Declaração Única de Exportação na prática Fiems (2 turmas) 8 horas/aula 31. DU-E Declaração Única de Exportação na prática Fiesc 8 horas/aula 32. Sistema Financeiro Internacional e Câmbio Caixa 24 horas/aula 33. DU-Imp Declaração Única de Importação na prática Fiems (2 turmas) 8 horas/aula 34. Valoração Aduaneira Firjan 8 horas/aula 35. Incoterms 2020 Termos Internacionais de Comércio Tramontina 8 horas/aula 36. Procedimentos e Rotinas na Importação com DU-imp Indonesian Trade Promotion Center (2 turmas) 12 horas/aula 37. Incoterms 2020 Termos Internacionais de Comércio Termomecânica 8 horas/aula 38. Contrato de Câmbio para Serviços Internacionais de Transporte e Seguros Banco Itaú 14 horas/aula 39. Formação de Preço de Importação Embaixada da Indonésia no Brasil 9 horas/aula 40. Prospecção Consultiva em Negócios Internacionais Banco do Brasil 4 horas/aula 41. Aspectos Operacionais e Negociais em Comércio Exterior Marel Brasil Com. Indl. 16 horas/aula 42. Noções Básicas de Comércio Exterior ACIX 9 horas/aula 43. Aspectos Fiscais, Tributários e Cambiais na Exportação e Importação Embraer 40 horas/aula
Cursos realizados na modalidade EAD, sob demanda
Disponibilizamos a seguir, informações sobre alguns projetos de ensino à distância desenvolvidos sob demanda pela Funcex. Ressaltamos que projetos sob demanda podem ser estruturados independentemente desta listagem.
Gestão de Conhecimento Orientado a Mercados Estratégicos (Apex-Brasil): A Apex-Brasil definiu seis mercados estratégicos (Angola, Colômbia, China, EUA, Rússia e Oriente Médio) para os quais solicitou a elaboração de trilhas de conhecimento segmentadas segundo nível de maturidade exportadora das empresas brasileiras interessadas na venda de produtos para esses destinos. A transmissão de conhecimentos e informações foi realizada com base em plataforma de ensino a distância (EAD). O projeto, portanto, envolveu a prestação de serviços técnicos especializados em gestão de conhecimento orientado a mercados estratégicos para planejamento (definição da estratégia, pesquisa e mapeamento das necessidades de cada mercado priorizado); execução (desenvolvimento/produção de conteúdo e transmissão de conhecimento); e monitoramento de resultados.
PEIEX – Programa de Promoção da Competitividade Empresarial (Apex-Brasil/MDIC): O projeto consistiu no desenvolvimento de conteúdos para essas seis áreas temáticas, utilizando o recurso de vídeo aulas. Todos os conteúdos foram segmentados segundo três níveis de maturidade exportadora (básica, intermediária e avançada) para facilitar o entendimento dos assuntos abordados. Os conteúdos foram disponibilizados sob a forma de DVDs, para sua distribuição pelo MDIC em eventos ligados ao comércio exterior, juntamente com um encarte impresso descrevendo as boas práticas na exportação. Foram produzidos 12.000 kits. A Apex-Brasil definiu seis áreas temáticas: (i) gestão empresarial (competitividade, processos e produtos); (ii) como estruturar uma empresa para atuar no comércio exterior; (iii) consórcio de exportações e rede de empresas; (iv) promoção de imagem da empresa e de marca de produtos; (v) acesso aos mercados internacionais; e (vi) gestão financeira.
Oficinas de Competitividade (Apex-Brasil): Este projeto consistiu no desenvolvimento de três cursos presencias com temas pré-definidos pela Apex-Brasil para ser ministrados em até 10 (dez) Estados da Federação, seguidos de consultoria técnica relativa a cada tema. Os conteúdos desses cursos foram gravados no formato de vídeo aulas com a finalidade de inserção futura na plataforma de Ensino a distância (EAD), que será disponibilizada pela agencia. O contrato foi aditivado em agosto de 2013 visando a substituição de 5 (cinco) aulas presencias pelo desenvolvimento de 3 (três) novas vídeo-aulas com temas de interesse da Apex-Brasil, desenvolvidos pela própria Agência: Inovação, Design e Sustentabilidade. Foram realizadas quatro Oficinas de Competitividade nos estados de CE, RS, SP e PR.
Centro de Serviços para a Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC): Destacamos o projeto “Centro de Serviços para a Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas” voltado para as Cadeias Produtivas ou Arranjos Produtivos Locais (APL´s) de cinco pólios produtivos, cujas principais etapas foram: Diagnóstico setorial de cinco polos produtivos de Santa Catarina: Móveis e Confecções, no Oeste do Estado; Confecções, no Vale do Itajaí; Plantas Ornamentais, em Joinville e Software. Portal www.exportadoronline.com.br com ambientes de ensino e consultoria virtual, informações (notícias, publicações, programas de apoio, prestadores de serviços, eventos, links). Capacitação via ensino avançado: “Programa de Aperfeiçoamento em Comércio Exterior”, à distância, com três Módulos (9 cursos teóricos) e 1 Módulo setorial (4 cursos específicos sobre os polos produtivos alvo do projeto). Consultorias especializadas na adequação de produtos, identificação de mercados, de potenciais compradores e preparação das empresas para participar em eventos internacionais. Promoção Comercial para três dos polos participantes no Programa: a) Móveis: Organização de rodada de negócios com 14 compradores internacionais; Organização de visita a feira de Valencia, na Espanha; b) Confecções: Organização da participação na Feira Milanovendemoda, desde a orientação para a coleção, formação de preços, envio do material, organização do stand, acompanhamento na feira, estabelecimento de canais de vendas, assessoramento nos contatos com compradores; c) Software: Missão a Covilhã, para visita ao Parque de Ciência e Tecnologia – ParkUrbs, visando o estabelecimento de uma base operacional para empresas brasileiras em Portugal.
Contratando cursos in company
Disponibilizamo-nos a conversar e elaborar, sem compromisso, programas de capacitação específicos visando atender as demandas de sua equipe sobre temas relacionados a comércio exterior, negócios internacionais e investimentos.
Responsável:
- Crysthianne Pereira
- Analista de Treinamento e Desenvolvimento
- E-mail: [email protected] e [email protected]
- (21) 9 8111-1760 e (21) 9 8992-6062