Boletim de Comércio Exterior - 04/2023

Em foco
  • O Índice de preço das exportações apresentou queda de 5,0% em março, comparado ao mesmo mês do ano anterior, em decorrência das quedas nos preços de todas as classes de produtos, com exceção dos Manufaturados que apresentaram crescimento de 1,4% no período. O recuo dos preços foi liderado pelos Básicos (-8,5%), seguido pela queda de 1,3% nos preços dos Semimanufaturados. No acumulado do ano até março, o Índice de preço para o total das exportações registrou elevação na margem de 0,1%, em função das elevações nos preços de exportações dos Manufaturados (4,2%) e dos Semimanufaturados (0,8%), visto que os preços dos bens Básicos declinaram 2,0% no mesmo período, como pode ser visto na Tabela 1.
  • Com relação às categorias de uso, na comparação com o primeiro trimestre de 2022, a única categoria a registrar queda no Índice de preço das exportações foi a de Combustíveis (15,1%). Dentre as categorias que apresentaram variações positivas destacamos os Bens de capital (11,6%) e os Bens de consumo duráveis. Pela classificação CNAE 2.0 do IBGE, 16 dentre os 29 setores apresentaram elevação no Índice de preço das exportações no primeiro trimestre de 2023 (Tabela 1). Destacam-se particularmente os aumentos nos preços de exportação dos Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (26,7%), dos Produtos têxteis (13,6%), dos Veículos automotores, reboques e carrocerias (7,5%) e do setor Metalurgia (5,0%).

Gráfico 1. Índices de quantum de exportação, Taxa de crescimento mensal e acumulado no ano para total das exportações e classes de produtos

Fonte: Elaborado pela Funcex com base nos dados fornecido pela Secex.

  • O quantum exportado registrou alta de 18,4% no mês frente a março do ano passado, em virtude das elevações observadas nas quantidades embarcadas de todas as classes de produtos: Básicos (27,4%) Semimanufaturados (12,3%) e Manufaturados (2,9%) (Tabela 1 e Gráfico 1). De acordo com a classificação por categorias econômica, na comparação com março de 2022, todas as categorias apresentaram elevação do quantum de exportação, com exceção da quantidade exportada de Bens de consumo não duráveis, que declinaram 0,3%, na comparação com março de 2022. No acumulado do primeiro trimestre de 2023 o crescimento das exportações foi da ordem de 5,4%, com elevação nas quantidades de todas as classes de produtos, Semimanufaturados (9,0%), Básicos (7,1%) e Manufaturados (1,0%).
  • Os preços dos produtos importados registraram queda de 0,2%, em março, na comparação com o mesmo mês de 2022. Destacamos particularmente a redução observadas em Bens intermediários (4,3%) (Tabela 2). No acumulado de janeiro até março, os preços dos produtos importados subiram 1,6%, na comparação com o primeiro trimestre de 2022. Ela foi liderada pela forte elevação dos preços dos Bens de consumo não duráveis (25,2%) e pela elevação nos preços dos Bens de capital (7,5%), como pode ser visto na Tabela 2.
  • O Índice de quantum importado (Tabela 2) apresentou alta de 1,7% no mês em relação a março do ano passado, com destaques para os Bens de consumo duráveis (4,3%) e os Bens de capital (4,7%). Contudo, no acumulado do ano as quantidades importadas apresentaram redução de 1,8%, influenciadas pelas quedas nas quantidades importadas de Combustíveis (-13,4%), Bens de consumo não duráveis (-7,2%) e Bens intermediários (-1,6%), visto que as demais grandes categorias apresentaram elevações nos volumes importados, na mesma comparação, Bens de consumo duráveis (40,8%) e Bens de capital (5,8%).

Gráfico 2. Índices de termos de troca para o total brasileiro, Base: 2018 = 100

Fonte: Elaborado pela Funcex com base nos dados fornecido pela Secex.

  • Os Termos de Troca (Tabela 3 e Gráfico 2) apresentaram queda em março de 4,8%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No primeiro trimestre de 2023, e no acumulado 12 meses as variações também foram negativas, (-1,4%) e (5,2%), respectivamente. Como pode ser visto nos Gráficos 2 e 4, não há fortes evidências de recuperação da grande deterioração iniciada no segundo semestre de 2021. Desde o início de 2020 observa-se um descasamento do índice de preços dos produtos exportados dos produtos importados e o mesmo se acentuou em 2021.
  • No primeiro trimestre deste ano a Razão de quantum registrou alta de 6,7% em relação ao mesmo período de 2022, em virtude de aumento do quantum de exportação (5,4%) e de queda no quantum de importação (-1,8%). No acumulado em 12 meses a Razão de quantum também foi positiva (1,8%), como pode ser visto na Tabela 3.

Gráfico 3. Índices de razão de quantum para o total brasileiro, Base: 2018 = 100

Fonte: Elaborado pela Funcex com base nos dados fornecido pela Secex.

Gráfico 4. Índices de preços das exportações e importações totais brasileiras

Fonte: Elaborado pela Funcex com base nos dados fornecido pela Secex.

Informações disponíveis até 25/04/2023

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *