Sobre nós

A Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior - FUNCEX é uma instituição de caráter técnico, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos.

Foi instituída em 12 de março de 1976 e tem como principal objetivo desenvolver atividades relativas a pesquisas, estudos, formação de pessoal, informação, divulgação e assistência técnica no campo de comércio exterior, e especialmente:

i) prestar serviços técnicos especializados a órgãos e empresas públicas e privadas;
ii) promover a formação, especialização e aperfeiçoamento de profissionais nas diversas áreas do comércio exterior;
iii) realizar estudos e pesquisas, visando o desenvolvimento, a sistematização e a divulgação de conhecimentos sobre comércio exterior; e
iv) promover encontros, seminários e reuniões, visando a realização de debates sobre o comércio exterior.

Sua atuação tem sido possível graças ao apoio de um grupo de empresas mantenedoras e instituidoras, aos trabalhos técnicos que executa (projetos e consultorias) e outras atividades (cursos, workshops e seminários) definidos por seu Conselho Superior, que conta com representantes de órgãos públicos e privados.

Desenvolvendo o comércio exterior brasileiro

A FUNCEX é um canal permanente e independente de comunicação entre o setor privado e o setor público, importante para a elaboração de políticas de comércio exterior coerentes com os anseios e as capacidades do empresariado.

A FUNCEX edita a Revista Brasileira de Comércio Exterior – RBCE e mantém o site www.funcex.org.br. O programa de capacitação de recursos humanos visa desenvolver a competência empresarial das organizações que atuam no mercado internacional e abrange cursos, seminários e workshops dirigidos para as áreas gerenciais e operacionais de empresas públicas e privadas.


Presente e futuro para o negócio de exportação

A Funcex – Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada de interesse público desde 1982. Foi criada em 12 de março de 1976, decorrente de uma iniciativa conjunta do então Ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen; do Presidente do Banco do Brasil, Nestor Jost; e do Diretor Geral da antiga CACEX, Benedicto Fonseca Moreira, os quais objetivavam, com isso, a criação de uma instituição orientada especificamente para pesquisas, estudos e formulação de ideias voltadas para o comércio exterior brasileiro.

Desde então, a Funcex ajuda o Brasil a expandir suas fronteiras. São 45 anos elaborando pesquisas e propondo políticas públicas e privadas que defendam o mercado interno e estimulem a inserção competitiva de nossos produtos e serviços no mercado internacional. Ações desempenhadas com competência técnica e independência, cumprindo um papel fundamental para o desenvolvimento do nosso país.

As atividades principais da Funcex estão centradas em estudos, pesquisas e consultorias. Seus trabalhos contribuem para a promoção do debate sobre questões relevantes para o desenvolvimento do comércio exterior, fazendo uma ponte entre os setores público e privado e buscando a adesão do governo e da sociedade em torno de ideias e projetos que contribuam para aumentar as exportações do país. Sendo uma instituição privada, sem fins lucrativos, que não recebe subvenções governamentais, vive de suas receitas operacionais e de contribuições de empresas privadas que reconhecem a importância do comércio exterior para o desenvolvimento econômico do país.


GALERIA DOS PRESIDENTES

Marcus Vinicius Pratini de Moraes
1976 - 1985
Ruy Barreto
1985 - 1987
Benedicto Fonseca Moreira
1987 - 1993
João José de Carvalho Sá
1993 - 2003
Roberto Giannetti da Fonseca
2003 - 2009
José Augusto Coelho Fernandes
2009 - 2015
Lytha Spíndola
2015 - 2018
José Rubens de la Rosa
2015 - 2018
Roberto Fendt Junior
2018 - 2019
Antonio Carlos da Silveira Pinheiro
2019 - 2021
©Copyright  |  FUNCEX  |  Todos os direitos reservados