sobre nós 

A Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior – FUNCEX é uma instituição de caráter técnico, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos.

Foi instituída em 12 de março de 1976 e tem como principal objetivo desenvolver atividades relativas a pesquisas, estudos, formação de pessoal, informação, divulgação e assistência técnica no campo de comércio exterior, e especialmente:

I.

prestar serviços técnicos especializados a órgãos e empresas públicas e privadas;

II.

promover a formação, especialização e aperfeiçoamento de profissionais nas diversas áreas do comércio exterior;

III.

realizar estudos e pesquisas, visando o desenvolvimento, a sistematização e a divulgação de conhecimentos sobre comércio exterior; e

IV.

promover encontros, seminários e reuniões, visando a realização de debates sobre o comércio exterior.

Sua atuação tem sido possível graças ao apoio de um grupo de empresas mantenedoras e instituidoras, aos trabalhos técnicos que executa (projetos e consultorias) e outras atividades (cursos, workshops e seminários) definidos por seu Conselho Superior, que conta com representantes de órgãos públicos e privados.

Desenvolvendo o Comércio Exterior Brasileiro

A FUNCEX é um canal permanente e independente de comunicação entre o setor privado e o setor público, importante para a elaboração de políticas de comércio exterior coerentes com os anseios e as capacidades do empresariado.

A FUNCEX edita a Revista Brasileira de Comércio Exterior – RBCE e o site www.funcex.org.br. O programa de capacitação de recursos humanos visa desenvolver a competência empresarial das organizações que atuam no mercado internacional e abrange cursos, seminários e workshops dirigidos para as áreas gerenciais e operacionais de empresas públicas e privadas.

Presente e Futuro para o negócio de exportação

A FUNCEX – Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada de interesse público desde 1982. Foi criada em 12 de março de 1976, decorrente de uma iniciativa conjunta do então Ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen; do Presidente do Banco do Brasil, Nestor Jost; e do Diretor Geral da antiga CACEX, Benedicto Fonseca Moreira, os quais objetivavam, com isso, a criação de uma instituição orientada especificamente para pesquisas, estudos e formulação de ideias voltadas para o comércio exterior brasileiro.

Desde então, a Funcex ajuda o Brasil a expandir suas fronteiras. São 47 anos elaborando pesquisas e propondo políticas públicas e privadas que defendam o mercado interno e estimulem a inserção competitiva de nossos produtos e serviços no mercado internacional. Ações desempenhadas com competência técnica e independência, cumprindo um papel fundamental para o desenvolvimento do nosso país.

As atividades principais da FUNCEX estão centradas em estudos, pesquisas e consultorias. Seus trabalhos contribuem para a promoção do debate sobre questões relevantes para o desenvolvimento do comércio exterior, fazendo uma ponte entre os setores público e privado e buscando a adesão do governo e da sociedade em torno de ideias e projetos que contribuam para aumentar as exportações do país. Sendo uma instituição privada, sem fins lucrativos, que não recebe subvenções governamentais, vive de suas receitas operacionais e de contribuições de empresas privadas que reconhecem a importância do comércio exterior para o desenvolvimento econômico do país.


Galeria de Presidentes

Marcus Vinicius Pratini de Moraes

1976 – 1985

Ruy Barreto

1985 – 1987

Benedicto Fonseca Moreira

1987 – 1993

João José de Carvalho  Sá

1993 – 2003

Roberto Giannetti da Fonseca 

2003 – 2009

José Augusto Coelho Fernandes

2009 – 2015

Lytha Spíndola

2015 – 2018

José Rubens de La Rosa

2015 – 2018

Roberto Fendt Junior 

2018 – 2021

Antonio Carlos da Silveira Pinheiro

2018 – 2025

Planos e Metas 

A FUNCEX estabelece planos quadrienais. Confira os planos e metas 2018 – 2024

Expansão das atividades de prestação de serviços técnico-especializados a órgãos e empresas públicas e privadas, através do fortalecimento da base de clientes, bem como de consultores e especialistas em comércio exterior, integrantes da equipe técnica da Funcex.

Implementação das atividades de difusão e aprimoramento da imagem do Brasil no exterior, a partir de convênios já estabelecidos com outras entidades públicas e privadas, visando a realização de ações institucionais e promocionais no exterior relacionadas com a valorização da imagem do Brasil e de seus produtos de exportação.

Expansão do quadro de mantenedores da Funcex, visando não apenas o fortalecimento da instituição e a consequente ampliação de seus recursos orçamentários, mas principalmente uma atuação regional e setorial mais abrangente e diversificada, através da presença no quadro de mantenedores associados de segmentos exportadores representativos de todas as regiões do país.

Expansão das atividades de formação, especialização e aperfeiçoamento de profissionais nas diversas áreas de comércio exterior, através de realização, em forma direta ou por convênio com outras instituições, de cursos técnicos, seminários e treinamento “in company”, bem como através da elaboração e divulgação de publicações especializadas, com destaque para a Revista Brasileira de Comércio Exterior, publicação trimestral da Funcex.